quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Need for Speed Hot Pursuit


Sempre que falamos em games de corrida, nos lembramos do clássico simulador Gran Turismo e o mais arcade, com rachas perseguições estonteantes Need for Speed. Mas o NFS, nos últimos anos, foi obrigado a passar por severas reedições de estilos, o que ajudou a dar maior diversidade, mas acabou não contentando todos os gamers.
Com a soma de todos os NFS existentes, podemos ter aquele em que os desafios cronológicos, em que você apenas faz o evento e segue a história domina, aqueles em que apresentam liberdade no mapa e os que contém uma história, gênero o qual mais agradou na 6º geração de consoles, sendo o Most Wanted e o Carbon. Mas ainda assim, não resgataram completamente todo o esplendor obtido pela série na 5º geração.
Com o lançamento da 7ª, a série da EA lançou um game de simulador, o que agradou e deu novos ares a saga. Mas o que os fãs realmente queriam era uma volta as origens, daqueles ótimos games que jogavam no play 1, como o Hot Pursuit por exemplo…
A EA ouviu, e para isso contratou a desenvolvedora perfeita, a Criterion Games – Sim, a mesma produtora da série Burnout – que trouxe de volta o título para os novos consoles. Vejamos agora se isso realmente conseguiu satisfazer o desejo dos fãs:
De volta para minha terra
Após várias sequências estendidas da série Underground, para os fãs mais assíduos a EA trouxe um game que realmente contém todos os elementos do game original. Carros lindos, com jogabilidade real e diferenciada, cenários exóticos, e uma polícia frenética que quer te prender a todo custo.
Falando em polícia, o que mais agradou foi a junção de estilos do Hot Pursuit clássico com o estilo Burnout. O resultado foi uma sequência de batidas estonteantes, onde você ou seu oponente eram arremessados a longas distâncias e o seu carro e destruido, embora somente para os efeitos estéticos.
Simplicidade é tudo
Após passarmos por sequências onde o acesso ás informações eram demorados e difíceis, como carbon, onde quase tudo era acompanhado por um filme explicativo e você tinha que percorrer distâncias para chegar em um evento, a Criterion retomou um menu novamente no estilo Burnout, onde a simplicidade é tudo, o que parece ter agradado aos fãs.
Tudo é mais rápido: A entrada para um evento, já que o Free Roam não é mais necessário e com um clique você pode acessar o evento desejado, a sequência das histórias agora poupa-nos muito tempo, mesmo que alguns filmes sejam impossíveis de serem retirados, e a customização do seu carro agora ficou bem mais simples.
Nada mais de vários e intermináveis ajustes no estilo Pimp My Ride. Agora você simplesmente escolhe seu veículo, a cor e parte para o evento. Com isso eliminado, os produtores finalmente colocaram diferenças nos carros e nos traçados, ponto positivo sobre o qual irei abordar adiante.
Estratégia
Hot pursuit, pela primeira vez em um game de NFS, requer estratégia para os jogadores, e não fora das pistas, e sim quando estiver correndo, o que te levará a ter que pensar muito rápido pois um pequeno erro pode ser fatal. Por exemplo: se você estiver correndo com um carro esportivo, que é baixo e leve, você não deve passar por atalhos arenosos, mesmo encurtando a distância do traçado original. Agora, se um atalho mais longo apresentar um trecho reto, limpo, corra nele, mesmo sendo mais longo que o traçado original.
Um outro ponto é a diferenciação entre os carros, onde o peso, a altura do aerofólio, tudo altera a forma como seu carro responde as curvas. Por isso, a necessidade de se andar em diferentes carros para descobrir a sua carroceria gêmea é tão grande, que você se sentirá muito feliz ao ver que você conseguiu criar um estilo único de corrida, e pode mostrá-lo online contra seus amigos. Isso foi realmente um dos aspectos que mais chamam a atenção no novo NFS.
Ah calma, esse barulho é só a polícia
Nesse game, essa frase finalmente se tornou uma total mentira. Ao contrário dos outros games, finalmente a polícia é tão boa quanto os corredores, e se você ouvir sirene, corra! Só como exemplo, temos a inserção de helicópteros, bombas eletromagnéticas que param o seu motor e sistema de espinhos. Por isso, é preciso pensar em velocidade, posicionamento e também na segurança de seu veículo.
Fora que como você pode perceber na imagem, a polícia com carros a nível dos seus, e sem respeitar lei nenhuma, fazendo tudo para tentar te capturar. Então,  pense bem antes de tentar fazel qualquer bobagem na pista, como bater em carros e cortar a calçada. Por que pode ser a última coisa que você fará em primeiro lugar numa corrida.
Modo Online
E para terminar, o fantástico modo online. Vamos por partes. Para começar, o sistema de conexão é coisa de segundos, então você não precisa passar por um martírio a cada conexão com o modo online do game. Ao entrar, você pode estruturar sua própria sala de evento, ou entrar em qualquer uma já criada. As opções incluem uma corrida em um trecho reto e liso para os amantes de velocidade ou uma competição Polícia X Corredores, onde os jogadores se dividem em duas equipes e competem entre si.
Na corrida, podem existir alguns lags, mas nada que comprometa a diversão do game. Mas realmente, o mais confortante é que no final de cada corrida, ganhamos experiência, e com isso podemos ter acessoa a mais carros e pistas. Essa foi a melhor junção possível entre Single Player e Modo Online, simplesmente impressionante, e mais um ponto positivo para a Criterion.
Aspectos Negativos
Photo Mode
O Photo Mode do game realmente deixa muito a desejar, não chegando nem aos pés do Photo Mode presente nos games rivais Gran Turismo e Forza Motorsport. Apresenta poucas opções de personalização, e após terminada, a foto precisa ser mandada para os servidores da EA para depois acessarmos. Só que nesse envio, ocorrem uma série de falhas, que comprometem e muito o modo.
Destaques para cenas com colisões, mesmo sendo você o prejudicado.
Nossa meu oponente se arrebentou… DA ONDE VEIO ESSE MURO???
Gritos assim serão normais em NFS. Seguindo um modelo Burnout, quando você joga longe seu oponente, e ele se estraga, a AI toma conta do seu carro para você ver o carro do seu oponente se esfarelando. Mas ao voltar, a AI pode calcular mal sua trajetória, e você somente vera o muro, sem chance de voltar atrás, o que pode comprometer toda uma corrida.
Considerações Finais
Os fãs pediram, e a Criterion atendeu. Hot Pursuit é uma perfeita volta as origens, e levará até os mais preconceituosos para com jogos de corrida adorar esse game. Se você é fã, ou nunca jogou, esse game atenderá a suas expectativas. Com isso finalizo a minha análise. Abraços e até a próxima:


Nenhum comentário:

Postar um comentário